As múltiplas faces de uma incoerência humana

26 julho 2006

Nada se cria, tudo se copia

Eu não sou criativo. Eu apenas adapto às coisas do meu meio, transformando em obra minha.
O assunto do qual escrevo hoje é copiado, descaradamente, do blog do Bagre: eleições. Porém, não é sobre os candidatos. Eu não falarei mal dos candidatos. Hoje. Quando começar a campanha, isto aqui descambará em um blog politiqueiro. Mas não hoje.
O voto no Brasil é obrigatório para os cidadãos de 18 a 65 anos, sendo facultativos para os de mais de 65 anos e para a faixa entre 16 e 18 anos.
Por que é obrigatório? O voto não é um direito democrático? Nos países democráticos de verdade, isso não existe. Vota se quiser. Mas como estamos num regime que pode ser tudo, menos democracia, um direito vira uma obrigação. É um direito do cidadão não votar. Dormir em vez de votar. Farofar na praia em vez de votar. Ficar bêbado em vez de votar. Quando votamos, tornamo-nos cúmplices das canalhices dos políticos. Tornamo-nos culpados por suas roubalheira. E, em outubro, temos que ir às urnas, escolher um bandido qualquer e sermos roubados.
Alguém me lembra que esta campanha será a campanha da ética, temos até um canddato que dará um banho de ética. Porém, quando sabemos que um dos candidatos à Presidência foi conivente com o maior escândalo de corrupção sistemática da história, inaugurando um novo tipo de comprade parlamentares; quando sabemos que este candidato é líder nas pesquisas e que pode vencer no 1º turno; que o povo pobre sabe de todo o lamaçal no Exutivo e Legislativo; e quando sabemos que o principal oponente engavetou 68 CPIs em sua gestão; governou por 12 anos um Estado e tem a cara de pau de dizer que a culpa na segurança não é dele; que, quando Marcola assume as ruas paulistanas, o candidato some e não dá sinal de vida e quando sabemos que este oponente disse que dará um "banho de ética", que será "um choque de gestão"; é algo para se pensar. Votar pra quê? Que opções temos? Que novas idéias temos?
Os candidatos não possuem soluções, só a identificação dos problemas. Cristóvam Buarque diz que se precisa fazer um investimento maciço na educação. Grande novidade. Lula e Alckmim têm planos de governo parecidíssimos, até por serem ideologicamente próximos. Heloísa Helena diz que cortará as taxas de juros pela metade. Vinda de uma esquerdista, é uma grande novidade. Os candidatos estão como eu: não são criativos, apenas adaptam às coisas ao seu redor e as transformam em obras suas.

5 Comments:

  • At quinta-feira, julho 27, 2006 2:36:00 AM, Blogger Bagre said…

    "apenas adaptam às coisas ao seu redor e as transformam em obras suas"
    Concordo...
    Eu votaria em qualquer candidato que adaptasse algo ao seu redor, transformasse em obra sua, MAS CUMPRISSE.
    Todos adaptam as coisas, mas "nenhum" cumpre. Notem, usei aspas.

    --

    Concordo: O Brasil não é um pais democrata.

    Até.

     
  • At sexta-feira, julho 28, 2006 12:55:00 AM, Blogger batata quente-batata quente QUEIMOU said…

    entaum mate os porcos


    e vote nulo (Y)

    VOTO NULO!!!!!

    ULO!!!

    ULO!

    ulo


    auahauhaua eco gráfico
    ih, foi maus
    flow

    gostou do susto, neh? uahuahau e nem era esse o objetivo da parada!

     
  • At sexta-feira, julho 28, 2006 2:08:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    oláá!!
    "Eu apenas adapto às coisas do meu meio, transformando em obra minha."
    Concordo plenamente com isso e oq o Bagre disse é a pura verdade...
    qnt ao voto obrigatório..
    tbm não entendo o pq...vai ver fazem isso pq com certeza nem metade da população votaria!=/
    Mas não concordo em não votar..
    eu sei q esse ano, por favor..não tem um candidato q preste!Porém se não votarmos não poderemos reivendicar a tudo q está acontecendo d errado em nosso país.
    Se não tem um q preste votemos no menos pior; assim pelo menos faremos com q o Brasil melhore pelo menos um pouco!Ou não piore tanto pelo menos né...hehe
    Eu sei q é difícil votar em alguém q vc sabe q não irá fazer nd, ou pelo menos quase nd, do q prometeu, mas melhor do q o Lula ganhar né!
    Por favor...não sei cm ainda dizem q c as eleições fossem agora o Lula ganharia no primeiro turno.
    Pelo amor de Deus... esse povo tbm são tudo uns bando d burro!

     
  • At terça-feira, agosto 01, 2006 10:46:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Concordo... tá mais que certo. Isso não é democracia.
    A frase mais top que resume tudo: "Votar, hoje, no Brasil, é escolher quem vai me roubar"

     
  • At quarta-feira, agosto 23, 2006 11:30:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    já que estamos falando de um suposto plagio.. vou usar um trexo da vinheta da MTV...( confira-a na integra, é uma das unicas boas)
    ""PREPARE OS TOMATES, OVOS E SEU SACO....""
    Sim, apesar do minha opiniao( que vc conhece) acho mesmo que as opcoes nao sao as melhores.. mas eu pelo menos nao me abdico do meu direito, que para muitos é um dever, de votar. aceito a proposta do voto facultativo, mas acho que nao seria adequado para o Brasil, se hj muitos votam so para nao perder direitos e já reclamam tanto pouco se fudendo pro nosso pais, imagina se nao votassem, iriam fugir da responsabilidade de ter colocado alguem no poder... a democracia é para os conscientes... infelizmente acho que essa é a verdade...

     

Postar um comentário

<< Home