As múltiplas faces de uma incoerência humana

15 novembro 2006

Vários assuntos II

Nenhum assunto em especial, só alguns que merecem um pouco de atenção.
****
Fiquei curioso quando vi a notícia de que as centrais sindicais, lideradas pela CUT, farão uma manifestação para aumentar o mínimo para 420 reais para o ano que vem. O Orçamento da União prevê o mínimo para 375 reais. Lula contou com apoio irrestrito dos sindicatos e movimentos sociais nas eleições, sobretudo no segundo turno. Agora, estes movimentos estão cobrando a conta. O problema é que Lula não conseguirá fechar a conta, pois faltará dinheiro. Vai ser divertido ver Lula negociar com toda esta gente.
****
Cada vez que a oposição cria uma CPI, os petistas falam que estão tentando tirar Lula do poder. Invocam sempre a “democracia”, o “resultado da maioria” para acobertar suas besteiras. Quando, depois das eleições, falaram em cassação do diploma, falaram em “golpismo”, em “terceiro turno”. Lorota, evidentemente. Não é esse o ponto, porém.
Alckmin, quando governador, engavetou 69 CPIs, usando uma brecha jurídica. O PT entrou no STF e derrubou essa brecha. Agora, o PT quer implantar, em São Paulo, se não todas, as mais importantes CPIs. Concordo. Se há o que investigar que se investigue. Só pergunto uma coisa: qual a diferença dessas CPIs com às implantadas no governo Lula? Só é “golpismo” quando é contra o lulismo?
****
Eu sempre disse que Lula foi pior que FHC em todos os aspectos. Confesso que menti. Errei. Fui injusto com Lula, admito.
Em 2001, FHC promoveu o “apagão elétrico”. A falta de investimentos no setor elétrico fez com que grande parte do Brasil racionasse energia. Foi uma de suas piores besteiras feitas em seu governo.
Agora, Lula promoveu o “apagão aéreo”. A falta de investimentos no setor aéreo fez com que grande parte dos vôos atrasasse. Qualquer semelhança não é mera coincidência. E Lula foi alertado pelo ministro da Defesa da época por meio de um relatório dizendo que, caso não fosse investido no setor aéreo, este iria entrar em colapso. Isso foi em 2003. Lula, porém, preferiu investir em coisas mais úteis, como Esmola-Família, mensalão e dossiê.
Os aeroportos estão numa situação caótica. Atrasos de meia hora é sorte. Os atrasos médios são de uma a duas horas. A falta de controladores foi um dos motivos do acidente do avião da GOL. Agora, eles querem trabalhar de acordo com as normas internacionais.
O apagão de FHC criou um caos no Brasil, mas não matou ninguém. O apagão lulista já matou 154 pessoas. Lula foi melhor que FHC em alguma coisa. Ponto para Lula.
****
Lula sempre dizia na campanha que ele combateu a corrupção, que não varreu nada para debaixo do tapete. Mais um fato que comprova a mentira: uma pesquisa divulgada por uma ONG mostra que o Brasil piorou no ranking da corrupção mundial em 8 posições. Algo mais que piorou, entre as várias coisas que pioraram no Brasil. Não sou ingênuo a ponto de achar que, caso Serra fosse o presidente, o Brasil estaria muito melhor. O problema é Lula representa a bananice, o atraso, a roubalheira, o atentado à democracia. Elegê-lo é querer que o Brasil volte para trás, que o Brasil piore em todos os sentidos.
****
Na campanha presidencial, o lulismo dizia que Alckmin, caso chegasse ao Planalto, iria privatizar Banco do Brasil, Caixa, Petrobrás e Correios. O irônico é que foi anunciado a privatização de um monte de rodovias federais, incluindo a BR-101, que vai de Curitiba a Florianópolis. Não sou contra essa privatização. Para efeito de comparação, recomendo ir até Florianópolis por essa rodovia e ir de Osório(RS) até Porto Alegre pela FreeWay, estrada privatizada. Desde que o preço do pedágio seja razoável( e o da FreeWay é bem razoável), as privatizações das estradas é a melhor coisa que pode acontecer. Mas não é esse o ponto. Lula, o “defensor do Estado”, agora privatiza.