As múltiplas faces de uma incoerência humana

09 março 2007

Vários assuntos III

Na falta de um assunto melhor, escolho vários aleatoriamente.
--------
Uma notícia, do Blog do Noblat, explica parte do nosso fracasso. Os próprios promotores brasucas reconhecem que, se depender da nossa "justiça", Maluf poderá se orgulhar de nunca ter sido condenado. Depois dizem que os americanos não fazem nada pelo Brasil. Ponto para Bush.
--------
Lula está começando a se embananar antes da hora. A reforma ministerial está lhe causando problemas, principalmente com o PT, que nunca primou pela paciência. Lula conseguiu algo inédito ao irritar as duas partes do PMDB: a da Câmara dos Deputados, porque não lhes deu dois ministérios, como queriam os deputados; e o líder da parte do Senado, Renan Calheiros, por causa da eleição do PMDB. Por causa disso, o PMDB da Câmara ameaça Lula de forma indireta. Calheiros ameaça deixar passar a CPI do Apagão Aéreo(a candidata a nova CPI do Fim do Mundo), além de ajudar os oposicionistas a desengavetar mais de 400 vetos presidenciais represados no Congresso.
E, com isso tudo, quase se esquece de Marta Suplicy, que pode virar ex-quase ministra de Lula. Sem Marta no Planalto, Lula corre o risco de ver o PT lhe virar as costas na votação do PAC e virar oposição. E se tem algo que o PT sabe fazer, é oposição. Lula está com sérios problemas.
--------
Já disse que sou contra o voto obrigatório, que político nunca é merecedor de nossa confiança. Porém, minha opinião está mudando aos poucos.
Na segunda-feira, o presidente-ditador Hugo Chávez foi declarado persona non grata no Estado do Paraná(detalhes aqui e aqui).
O autor do requerimento foi o deputado Ney Leprevost, do Partido Progressista. Não sei de absolutamente nada sobre ele. Suas propostas, suas idéias, nada. Mas alguém que consegue fazer aprovar um requerimento desses merece meu voto. Ponto para Ney Leprevost.
--------
Para não dizerem que nunca elogiei Lula: louvável a medida que implementa a distribuição de camisinhas nas escolas públicas. É um passo importante para evitar DSTs e gravidez indesejada. Para melhorar, os professores precisam aderir a campanha, pois sem eles de nada adiantará.
--------
Ricardo comentou no último post, dedicado quase que exclusivamente a ele. Disse que eu sou desonesto, que sou sofista. Falou que não tenho causa. Chamou-me de bobo da corte.
Ricardo falou tudo o que eu era, mas esqueceu-se de algo simples: responder aos argumentos propostos. Se eu sou desonesto, se tenho "prazer pelo contraditório, a desonestidade intelectual típica dos sofistas"; argumentos certamente me derrubariam. Mas, por alguma razão obscura, ele resolveu não responder nada.
Quanto a causa, a minha não é bem definida, mas ela existe sob o nome do Liberalismo. Poderia fazer um artigo só para isso, mas acho totalmente desnecessário. Defender o capitalismo e o liberalismo no Brasil é pregar no deserto, visto que o Estado é incontestável. Mas eu pergunto: e a causa do Ricardo? Socialismo? A minha causa pode não ser das melhores, mas não matou como o Socialismo. Ponto para mim.